O MÉTODO FILOSÓFICO





A filosofia é uma técnica porque o resultado a que ela visa não é um conjunto de afirmações abstratas sobre esta ou aquela parte da realidade, nem mesmo sobre a “realidade como um todo”: é a capacitação do sujeito cognoscente humano individual para a apreensão concreta dos nexos entre conhecimento e realidade, apreensão sem a qual nenhum conhecimento, cientifico ou não, pode estar seguro de que faz sentido, nem de que seu objeto corresponde a algo no mundo real.


Diante de qualquer conhecimento, a filosofia busca esclarecer:

• Sua inteligibilidade

• Sua significação

• Sua realidade

• Sua posição na ordem geral conhecida

• Seu valor para a autoconsciência individual, para a cultura e para a civilização

Os componentes essenciais da técnica filosófica são:

1. A anamnese pela qual o filósofo rastreia a origem das suas idéias e assume a responsabilidade por elas.

2. A meditação pela qual ele busca transcender o círculo das suas idéias e permitir que a própria realidade lhe fale numa experiência cognitiva originária.

3. O exame dialético pelo qual ele integra a sua experiência cognitiva na tradição filosófica, e esta naquela.

4. A pesquisa erudita pela qual ele se apossa da tradição.

5. A hermenêutica pela qual ele torna transparentes para o exame dialético as sentenças dos filósofos do passado e todos os demais elementos da herança cultural que sejam necessários para a sua atividade filosófica.

6. O exame de consciência pelo qual ele integra na sua personalidade total as aquisições da sua investigação filosófica.

7. A técnica expressiva pela qual ele torna a sua experiência cognitiva reprodutível por outras pessoas.

Devemos levar em consideração que os filósofos sempre se utilizaram de algum método: a maiêutica socrática é um método, por exemplo. Só que Descartes discutiu o método, teve como proposta de trabalho o próprio método, construindo um discurso sobre a verdade, sobre o real. O método cartesiano (de Descartes) deu um "start" ao conhecimento científico. A ciência busca a objetividade: sujeito x objeto. Na ciência tenho um método, busco o empírico. O conhecimento científico propiciou o rompimento com a filosofia (que se deu com Kant), ficando a filosofia no papel de crítica à ciência.